sábado, 1 de novembro de 2014

Resenhando - "Autobahn" 40 anos

A tecnologia em seus primórdios e a paixão pela música de vanguarda resultaram em um dos álbuns mais icônicos da história.

Você deve ter ouvido música eletrônica. Ou ao menos ouviu uma música fortemente mixada. Com toda a certeza do mundo você ouviu falar de David Guetta, Avicii, Swedish House Mafia ou Tiësto. Não faz mal gostar, mas muito se fala de que DJs hoje em dia têm uma facilidade muito grande em fazer a sua música e a magia de imaginar a composição destas se perde, ficando fadada a uma mesa de mixagem, alguns pendrives com batidas prontas e um computador.

Pense bem: se chegou a isso, tenha certeza que um dia foi mais complicado.

A Banda: Kraftwerk

Ralf Hütter (E) e Florian Schneider: Amigos, obcecados e perfeccionistas. Tudo que a música eletrônica precisava.

Sair perguntando na rua não vai trazer muitos frutos sobre quem são, mas pouparei-lhes deste trabalho: No fim dos anos 60, mais precisamente 1968, conhecem-se dois jovens fascinados por tecnologia e Krautrock, o "rock-chucrute" ou a música de vanguarda alemã. Os jovens se chamavam Ralf Hütter e Florian Schneider. Juntos, os dois tentavam juntar e organizar ruídos eletrônicos e transformá-los em música. Sob o nome de Organisation, lançaram o álbum Tone Float, em 1970, onde expuseram seus primeiros trabalhos. No mesmo, já sob o nome de Kraftwerk, lançaram um álbum homônimo, um pouco mais elaborado que o anterior, mas ainda mantendo a característica minimalista que levariam como marca registrada do conjunto. 
Nos 3 anos seguintes, a dupla, e depois trio, com a entrada de Wolfgang Flür na percussão eletrônica, lançou ainda os álbuns Kraftwerk 2 (1972) e Ralf & Florian (1973). Os álbuns são todos diferentes um do outro, levando a pensar que estavam realmente tateando entre os eletrônicos para encontrar onde eles encaixariam com a música que estavam criando.

1974: O "Primeiro álbum" e o sucesso

Seis anos de exaustivas tentativas, em 1.11.1974, o Kraftwerk lança o álbum Autobahn. Uma curiosa obra de 5 faixas, sendo a faixa-título tendo 22 minutos, ocupando todo o lado A do vinil. O disco conceitua-se falando (bem pouco, afinal o álbum inteiro tem 7 versos diferentes) das viagens automotivas nas Autobahns, as estradas alemãs famosas no mundo inteiro. Unindo o sintetizador Moog, percussão eletrônica, violino e flauta, o álbum deu a sensação de liberdade e um pouco da chatice de uma longa viagem de carro: o sol contra o pára-brisa, as paradas para reabastecer ou comer, a monotonia da paisagem, o som do rádio ou dos pássaros cantando ao longo da via. Parecia que alguém finalmente conseguira reuinir a música e a eletrônica de modo harmonioso.

AUTOBAHN: A chatice de uma viagem de carro é de onde parte a jornada da popularização da música eletrônica.


 As faixas mais conhecidas

1. Autobahn

Falando desse álbum, não se pode deixar de falar da primeira faixa, que leva o nome do álbum. Uma curiosa música que ocupava todo o Lado A, com uma duração de 22:43 minutos, com apenas 7 versos espalhados no meio de sons que imitam uma viagem de carro. Carros passando pelas famosas, Autobahns, as longas vias interurbanas em que boa parte é feita sem limite de velocidade, a tranquilidade e a monotonia da paisagem, o rádio ligado. Elementos que criam sensações de liberdade para quem escuta. E, pelas repetições na batida e no background da música, mexe um pouco com a sensação de monotonia que uma viagem automotiva traz.

 2. Kometenmelodie  (1 & 2)

Durante a gravação do álbum, em fevereiro de 1974, passava próximo à Terra o cometa Kohoutek e os rapazes gravaram duas faixas (uma dividida em duas, para ser mais correto) e chamaram, literalmente "Melodia do cometa" (Kometenmelodie). Essas faixas, pessoalmente, dão a sensação de esperar pelo cometa, tendo como companhia insetos da noite e outros ruídos da escuridão na primeira parte. Já na segunda parte, a música ganha ritmo e excitação, como se o aparecimento do cometa que provavelmente causara assombro durante a sua passagem.


Veredicto

O álbum tem tamanha importância que os prórpios integrantes do Kraftwerk o consideram como o primeiro álbum da banda. A primeira vez que a música eletrônica ganhou popularidade foi com este álbum. Graças ao Autobahn, o Kraftwerk fez um grande sucesso e influenciou várias bandas ao longo dos anos, como Depeche Mode e New Order, e depois abrindo todo o espaço que a eletrônica ganhou, chegando aos dias atuais, em que raramente uma música é puramente mecânica.

Realmente, uma viagem de carro levou a música a percorrer caminhos fantásticos.


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